madeira

A ideia deste trabalho é o aproveitamento e peças de madeiras de reciclagem, aliados à serragem e materiais que a natureza nos oferece com tanta generosidade !!!!

Seguidores

sexta-feira, 7 de julho de 2017

" Prenda minha " no Opa's Haus

Prenda 
No âmbito do movimento tradicionalista gaúcho, prenda é a mulher gaúcha que faz par com o peão.

Existe muito cuidado e zelo para que se conservem as tradições gaúchas.
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são sociedades sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento.
São entidades tradicionalistas que cultivam a cultura e os costumes do Estado do Rio Grande do Sul no Brasil através de atividades associativas e recreativas, guiadas pelos mesmos princípios e normas de ação, mas espalhadas em células que podem encontrar-se em qualquer território mesmo fora do Estado. O lema criado no primeiro CTG, em 1948, permanece cultuado, ainda hoje, pelos homens (gaúchos) e mulheres (prendas) participantes deste movimento: “Em qualquer chão – sempre gaúcho”. 


artesanato madeira
artesanato madeira

artesanato madeira

artesanato madeira

artesanato madeira

artesanato madeira

artesanato madeira
A indumentária típica da prenda consiste em um vestido (ou saia e blusa), com ou sem casaquinho, cuja barra alcança o peito do pé. O modelo da saia varia de acordo com a idade e estrutura física da prenda. As mangas da blusa podem ser longas, três-quartos ou até o cotovelo, e podem ser lisas ou levemente franzidas, mas não bufantes. Geralmente a prenda não usa decote, mas, um leve decote, com ou sem gola, sem expor os ombros . Os sapatos são geralmente pretos ou beges, com uma tira sobre o peito do pé abotoada do lado de fora, podendo ter salto cinco para prendas juvenis e adultas ou meio-salto.
Os cabelos devem estar semi presos para mirins e juvenis, e semi presos presos ou em tranças para adultas, enfeitados com flores discretas (mirins só podem usar fitas), que podem ser naturais ou artificiais. As mulheres mais jovens podem usar travessas simples ou com flores discretas e passadores nos cabelos. Em respeito à idade ou gosto pessoal, o uso de adereço no cabelo é opcional.
A maquiagem deve ser discreta e de acordo com a idade e a ocasião social e jamais se deve usar brincos de plástico coloridos, relógio, pulseiras, luvas ou colares.Prenda é a mulher gaúcha que faz parte com o peão.







um pouco sobre o belíssimo Rio Grande do Sul:

Salto do Yucumã, maior queda d'água em extensão do mundo , localizada no Parque Estadual do Turvo, município de Derrubadas











Serra Gaúcha.











região dos vinhedos na Serra Gaúcha







O Itaimbezinho é uma encosta, desfiladeiro , quebrada ou garganta (em inglês canyon) brasileiro, situado no Parque Nacional dos Aparados da Serra  

vales profundos com até 900m de altura, forrados de Araucárias. De suas bordas despencam quedas d'água com até 720m de altura. O frio úmido e a névoa que envolve essas formações são propícios para saborear um legítimo chimarrão.


 

Litoral- Torres 



o estado do Rio Grande do Sul possui a Rota Gemas e Joias, da qual fazem parte cidades como Porto Alegre, Estrela , Lajeado, Soledade, Ametista do Sul , entre outras


Elis Regina uma grande cantora gaúcha


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...