madeira

A ideia deste trabalho é o aproveitamento e peças de madeiras de reciclagem, aliados à serragem e materiais que a natureza nos oferece com tanta generosidade !!!!

Seguidores

Translate

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Marcador de livros Tio Barnabé no Opa's Haus

Marcador de livros do Tio Barnabé.

Tio Barnabé é um personagem da obra infanto-juvenil do escritor MonteiroLobato.

tio barnabé

tio barnabé

tio barnabé

tio barnabé

tio barnabé

tio barnabé

tio barnabé

tio barnabé


                                                 MONTEIRO LOBATO    
                                        nascimento       18 de abril de 1882 , Taubaté                                                           falecimento        4  de julho de 1948 , São Paulo

                           


Escritor brasileiro , Monteiro Lobato é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil  no Brasil. Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da famosa obra Sítio do Picapau Amarelo, que até hoje é lido por muitas crianças e adultos. Escreveu ainda outras obras infantis, como A Menina do Nariz ArrebitadoO SaciFábulas do Marquês de RabicóAventuras do PríncipeNoivado de NarizinhoO Pó de PirlimpimpimEmília no País da GramáticaMemórias da EmíliaO Poço do Visconde, e A Chave do Tamanho. Fora os livros infantis, escreveu outras obras literárias, tais como O Choque das RaçasUrupêsA Barca de Gleyre e O Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo, no Brasil, apenas por empresas brasileiras.





Tio Barnabé um homem sábio.
Ele que ensinou o Pedrinho a caçar saci. Ele sabe sobre várias lendas sabe como desencantar a mula- sem- cabeça, o lobisomem. Mora numa cabana perto do sítio quando Dona Benta precisar dele é só ela chamar.



Tio Barnabé é um caboclo da roça que mora em uma das propriedades do sítio e ajuda Dona Benta cuidando das mais variadas tarefas. Tio Barnabé tem uma grande afeição por Pedrinho, adora um cachimbo e é um sábio no que diz respeito aos segredos da floresta, do folclore e as superstições, tanto que foi ele quem ensinou Pedrinho a prender o Saci na garrafa.

Aliás, a presença do idoso, e do idoso negro em particular,  na literatura popular brasileira  como símbolo de sabedoria,  é vasta e renitente. Na mesma obra de Monteiro Lobato em que pontifica o Tio Barnabé,  há a Nhá Benta, branca, avó carinhosa, mas também há a Tia Nastácia,idosa negra,carinhosa e querida companheira de todos !
Meu tio Barnabé , aqui no Opa's Haus em Curitiba, precisou de um chapéu diferente, pois estamos no inverno e está fazendo frio e ele não está acostumado !!!